AUTOBIOGRAFIA 

Ao elaborar minha autobiografia intelectual, necessariamente terei de recorrer a minha infância e porque não as minhas origens. Afinal, sou o filho mais velho de um casal de nordestinos, mais precisamente mãe pernambucana e pai alagoano, nasci em São Paulo, tendo, porém como referência cultural o universo das histórias ou “causos” populares e a influência dos versos criados por meu pai com enorme agilidade e criatividade para contextualizar as mais diversas situações do cotidiano.  A isto agrego todo um projeto característico do retirante nordestino que para vencer num grande centro urbano, investe nos filhos como forma de compensar não apenas sua origem humilde e iletrada como também proporcionar certa mobilidade social a sua prole já neste novo espaço urbano, reconhecidamente diferente e distante daquele universo duro, resistente, incerto, mas seguramente poético e extremamente romantizado   
Foi neste contexto que tomei contato com as primeiras manifestações comunicacionais e artísticas de minha vida, como também fui incentivado a prosseguir em meus estudos. Trabalhando como desenhista de arquitetura e topografia, consegui não apenas o meu sustento, mas bancar o curso de graduação em Comunicação Social na habilitação de Publicidade e Propaganda cursado na então FIAM, (Faculdades Integradas Alcântara Machado) de 1975 a 1979. Durantes este período, recebi do professor Francisco Morel e Raul Fonseca o convite para participar como monitor e futuro professor assistente na disciplina de criação. Está foi minha entrada para atuar na área acadêmica.
Em 1981 entrei para o curso de mestrado no Instituto Metodista de Ensino Superior, e no segundo semestre de 1984 defendi minha dissertação, na área de Comunicação Empresarial, tendo como orientador o professor Dr. Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, cujo incentivo resultou não apenas na elaboração da dissertação “Aumento de Eficácia do Projeto Mercadológico do Anunciante: Reflexões Metodológicas”. Como também na publicação do livro “Comunicação Mercadológica em Tempos de Incertezas” lançado em 1985 pela editora Ícone.  
Após a conclusão do mestrado, lecionei por mais dois anos, trabalhando em paralelo em uma multinacional de materiais esportivos exatamente na área de marketing, exercendo e aplicando parte de nossa proposta de mestrado, o que me levou a optar exclusivamente pela carreira profissional uma vez que viajava com muita freqüência. Nesta ocasião exerci várias funções dentro do setor de marketing, chegando ao cargo de diretor de marketing durante os últimos cinco anos, posto este que deixei antes de retornar à vida acadêmica.
Em 1996, retornei à academia e aceitando o convite do prof. José Marques de Melo começo a lecionar na Universidade Metodista de São Paulo, possibilitando com isso meu ingresso no curso de doutorado no primeiro semestre de 1997.  No ano seguinte fui convidado a participar de algumas atividades desenvolvidas junto a Cátedra UNESCO/METODISTA de Comunicação; tais como a coordenação executiva do projeto Univale/UMESP e depois a coordenação do curso de Turismo, naquele momento atrelado a faculdade de comunicação.
Em fevereiro de 2000, defendi a tese: “O mito da bidirecionalidade na comunicação com o mercado”, orientada pelo prof. Gino Giacomini Filho, resultando em 2002, na publicação do livro: Propaganda inteira & ativ@, pela editora Futura.
Ainda em 2000, iniciei minhas a atividades no programa de MBA da ESPM trabalhando com a disciplina “Gestão da Comunicação com o Mercado” e posteriormente a disciplina “Comunicação Integrada de Marketing”, aliás, todo este referencial tem pertinência com minha atual linha de pesquisa: processos de comunicação Institucional e Mercadológico, desenvolvido no programa “strictu sensu” da Universidade Metodista de São Paulo.
No primeiro semestre de 2011, desenvolvo uma pesquisa de pós-doutorado na Universidad Complutense de Madrid, na Facultad de Ciencias de la Información, trabalhando diretamente no “ThinkCom - Instituto de Pensamiento Estratégico” com a tutoria do prof.Dr. Jesús Timoteo Álvarez, Catedrático de Periodismo desta Universidade, presidente do referido instituto e sócio proprietário  da Consultoria Quantumleap & Partners.
Finalmente, após atuar tanto em agências de propaganda como em anunciantes, tenho atendido algumas consultorias e cursos in company sempre na perspectiva de aproximar a academia da realidade do mercado, buscando compreender os fenômenos comunicacionais e os seus desdobramentos tanto no universo da teoria como o da prática.